top of page

Jogo escolar





Jogo escolar: o que é e como usar?




Você quer tornar o aprendizado mais divertido e envolvente para seus alunos? Você quer ajudá-los a desenvolver habilidades e competências essenciais enquanto se divertem? Nesse caso, você pode tentar usar jogos escolares em sua sala de aula ou online.


Os jogos escolares são jogos educativos que visam ajudar os alunos a aprender sobre determinados assuntos, expandir conceitos reforçar o desenvolvimento, entender um evento histórico ou cultura ou ajudá-los a aprender uma habilidade enquanto jogam. Os jogos escolares podem ser jogados em sala de aula ou online e podem envolver diferentes tipos de jogos, como jogos de tabuleiro, jogos de cartas, videogames, jogos de simulação e jogos interativos.




school game



O que é um jogo escolar?




Um jogo escolar é um tipo de jogo educacional projetado especificamente para fins educacionais, e não apenas para entretenimento. De acordo com a definição da Association for Educational Communications and Technology (AECT), um jogo educacional é uma forma de atividade lúdica que contém alguns elementos de sorte e habilidade, tem uma meta ou objetivo a ser alcançado e é governado por um conjunto de regras que especificam como o jogo deve ser jogado . Um jogo escolar é um subconjunto de jogos educacionais que se destina a ser usado em ambientes educacionais formais ou informais, como escolas, bibliotecas, museus ou residências.


Existem muitos tipos diferentes de jogos escolares que podem ser usados para várias áreas temáticas e objetivos de aprendizagem. Alguns exemplos de jogos escolares são:


  • Jogos de tabuleiro: São jogos que são jogados em um tabuleiro ou mesa, usando peças, cartas, dados ou outros objetos. Os jogos de tabuleiro podem ajudar os alunos a praticar matemática, lógica, estratégia, memória e habilidades sociais. Alguns exemplos de jogos de tabuleiro que podem ser usados na educação são Scrabble, Monopoly, Chess, Clue e Settlers of Catan.



  • Jogos de Cartas: São jogos que são jogados com um baralho de cartas, padrão ou customizado.Os jogos de cartas podem ajudar os alunos a praticar habilidades de linguagem, vocabulário, gramática, ortografia e comunicação. Alguns exemplos de jogos de cartas que podem ser usados na educação são Uno, Go Fish, Memory, Apples to Apples e Taboo.



  • Videogames: São jogos que são jogados em um computador, console, dispositivo móvel ou plataforma online, utilizando gráficos, som, animação e interatividade. Os videogames podem ajudar os alunos a aprender sobre ciência e tecnologia engenharia, arte e matemática (STEAM), bem como história, geografia, cultura e questões sociais. Alguns exemplos de videogames que podem ser usados na educação são Minecraft, SimCity, Civilization, Oregon Trail e Assassin's Creed.



  • Jogos de simulação: São jogos que simulam uma situação ou cenário do mundo real, como um negócio, uma guerra, um voo ou uma cirurgia. Os jogos de simulação podem ajudar os alunos a aprender sobre sistemas complexos, tomada de decisão, pensamento crítico e resolução de problemas. Alguns exemplos de jogos de simulação que podem ser usados na educação são RollerCoaster Tycoon, Flight Simulator, SimAnt, Lemonade Stand e Surgeon Simulator.



  • Jogos interativos: São jogos que envolvem interação física ou verbal entre os jogadores ou com o ambiente do jogo, como gestos, movimentos, fala ou toque. Os jogos interativos podem ajudar os alunos a aprender sobre modalidades cinestésicas, auditivas e táteis, bem como colaboração, comunicação e criatividade. Alguns exemplos de jogos interativos que podem ser usados na educação são Wii Sports, Kinect Adventures, Just Dance, Karaoke Revolution e Pictionary.



Benefícios dos jogos escolares




Os jogos escolares podem oferecer muitos benefícios para alunos e professores. Alguns dos benefícios do uso de jogos escolares na educação são:


  • Aumentar a motivação: os jogos escolares podem tornar o aprendizado mais divertido e agradável para os alunos, o que pode aumentar sua motivação e interesse pelo assunto.Os jogos escolares também podem proporcionar aos alunos um senso de desafio, conquista e recompensa, o que pode aumentar sua autoconfiança e autoeficácia.



  • Aumentando a atenção: os jogos escolares podem capturar e manter a atenção dos alunos, proporcionando-lhes experiências estimulantes e imersivas. Os jogos escolares também podem ajudar os alunos a se concentrar nas informações relevantes e ignorar as distrações irrelevantes.



Desenvolvendo habilidades de resolução de problemas: os jogos escolares podem ajudar os alunos a desenvolver e aplicar várias habilidades de resolução de problemas, como como análise, síntese, avaliação, raciocínio, lógica e criatividade. Os jogos escolares também podem ajudar os alunos a aprender com seus erros e melhorar suas estratégias.





  • Promovendo o aprendizado social e emocional: os jogos escolares podem ajudar os alunos a desenvolver e praticar várias habilidades sociais e emocionais, como comunicação, colaboração, cooperação, empatia, tomada de perspectiva e resolução de conflitos. Os jogos escolares também podem ajudar os alunos a expressar suas emoções, lidar com o estresse e regular seu comportamento.



Desafios dos jogos escolares




Apesar dos muitos benefícios dos jogos escolares, também existem alguns desafios ou desvantagens que precisam ser considerados e resolvidos. Alguns dos desafios do uso de jogos escolares na educação são:


  • Problemas técnicos: os jogos escolares podem exigir certos requisitos técnicos, como hardware, software, conexão com a Internet ou suporte técnico. Estes podem não estar prontamente disponíveis ou acessíveis para todos os alunos e professores, especialmente em ambientes de poucos recursos. Problemas técnicos também podem causar interrupções ou atrasos na sessão de jogo, o que pode afetar os resultados de aprendizagem e a satisfação.



  • Barreiras de acessibilidade: os jogos escolares podem não ser acessíveis ou inclusivos para todos os alunos, especialmente aqueles com necessidades especiais ou deficiências. Por exemplo, alguns jogos escolares podem não ter legendas, legendas, descrições de áudio ou métodos de entrada alternativos para alunos com deficiência auditiva, visual ou motora.Alguns jogos escolares também podem não ter níveis de dificuldade ajustáveis, feedback adaptável ou caminhos de aprendizado personalizados para alunos com dificuldades de aprendizado ou habilidades diversas.



  • Preocupações éticas: os jogos escolares podem levantar algumas questões éticas, como como privacidade, segurança, consentimento ou justiça. Por exemplo, alguns jogos escolares podem coletar, armazenar ou compartilhar dados pessoais dos alunos, como nomes, notas ou preferências, sem seu conhecimento ou permissão. Alguns jogos escolares também podem expor os alunos a conteúdo impróprio ou prejudicial, como violência, sexismo, racismo ou cyberbullying. Alguns jogos escolares também podem criar situações injustas ou tendenciosas, como favorecer certos grupos de alunos em detrimento de outros com base em gênero, raça ou habilidade.



  • Dificuldades de avaliação: Os jogos escolares podem apresentar alguns desafios para avaliar os resultados e o progresso de aprendizagem dos alunos. Por exemplo, alguns jogos escolares podem não ter objetivos, critérios ou indicadores de aprendizagem claros ou mensuráveis. Alguns jogos escolares também podem não fornecer evidências suficientes ou confiáveis das conquistas ou dificuldades de aprendizagem dos alunos. Alguns jogos escolares também podem não estar alinhados com os padrões curriculares ou métodos de avaliação existentes.



Como você pode usar jogos escolares?




Se você estiver interessado em usar jogos escolares em sala de aula ou online, aqui estão algumas dicas e ideias sobre como implementá-los de maneira eficaz e eficiente.


Escolhendo o jogo escolar certo




O primeiro passo é escolher um jogo escolar adequado para seus alunos e seus objetivos de aprendizagem. Aqui estão alguns critérios que você pode usar para selecionar um bom jogo escolar:


  • Alinhamento com os objetivos do currículo: o jogo escolar deve corresponder às metas e resultados de aprendizagem que você deseja que seus alunos alcancem. O jogo escolar também deve abranger o conteúdo e as habilidades relevantes que você deseja que seus alunos aprendam.



  • Adequação para idade e nível: O jogo escolar deve ser adequado para a idade e nível de seus alunos.O jogo escolar não deve ser muito fácil ou muito difícil para seus alunos, mas sim fornecer a eles um nível ideal de desafio e suporte.



  • Envolvimento e interatividade: o jogo escolar deve ser envolvente e interativo para seus alunos. O jogo escolar deve capturar e manter sua atenção, interesse e curiosidade. O jogo escolar também deve permitir que eles interajam com os elementos do jogo, como os personagens, a história, o ambiente ou o feedback.



  • Feedback e suporte: O jogo escolar deve fornecer feedback e suporte para seus alunos. O jogo escolar deve dar-lhes um feedback claro e oportuno sobre suas ações e desempenho. O jogo escolar também deve fornecer dicas, dicas, andaimes ou recursos para ajudá-los a superar dificuldades ou aprimorar seu aprendizado.



  • Diversidade e inclusão: O jogo escolar deve ser diverso e inclusivo para seus alunos. O jogo escolar deve representar e respeitar a diversidade de origens e culturas de seus alunos culturas, idiomas e habilidades. O jogo escolar também deve promover e celebrar a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas diferenças ou preferências.



Preparando-se para o jogo da escola




O segundo passo é se preparar para a sessão de jogo da escola. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para garantir uma sessão de jogo tranquila e bem-sucedida:


  • Definir metas e expectativas claras: Você deve comunicar os objetivos de aprendizagem e resultados do jogo escolar para seus alunos, bem como as regras e procedimentos da sessão de jogo. Você também deve explicar suas funções e responsabilidades, de seus alunos e do próprio jogo.



  • Criando um ambiente de aprendizado positivo: você deve criar um ambiente de aprendizado propício e de suporte para seus alunos, onde eles se sintam seguros, confortáveis e respeitados. Você também deve encorajar uma atitude positiva e construtiva em relação ao jogo escolar, como curiosidade, entusiasmo e cooperação.



  • Fornecimento de materiais e equipamentos necessários: Você deve fornecer ou providenciar os materiais e equipamentos necessários para o jogo escolar, como o próprio jogo, os dispositivos, a conexão à Internet, os fones de ouvido ou os alto-falantes. Você também deve verificar e testar os materiais e equipamentos antes da sessão de jogo para garantir que eles funcionem corretamente.



  • Revisão das regras de segurança e etiqueta: você deve revisar e lembrar seus alunos das regras de segurança e etiqueta do jogo escolar, como proteger suas informações pessoais, respeitar outros jogadores, evitar conteúdo impróprio ou prejudicial ou relatar quaisquer problemas ou problemas.



Jogando o jogo da escola




O terceiro passo é jogar o jogo da escola com seus alunos. Aqui estão algumas estratégias que você pode usar para facilitar uma sessão de jogo eficaz e agradável:


  • Facilitar a participação e colaboração dos alunos: Você deve facilitar a participação e colaboração dos alunos durante o jogo escolar, fazendo perguntas, dando dicas, fornecendo feedback ou oferecendo orientação. Você também deve incentivar seus alunos a interagir uns com os outros, compartilhar suas ideias, opiniões ou experiências, ou ajudar uns aos outros.



  • Monitorando o progresso e o desempenho do aluno: você deve monitorar o progresso e o desempenho do aluno durante o jogo escolar, observando suas ações, respostas ou emoções. Você também deve coletar e analisar dados do jogo escolar, como pontuações, níveis, conquistas ou erros. Você deve usar essas informações para avaliar os resultados de aprendizagem e a satisfação de seus alunos, bem como para identificar seus pontos fortes e fracos.



  • Fornecendo orientação e feedback: Você deve fornecer orientação e feedback aos seus alunos durante o jogo escolar, dando-lhes dicas, dicas, sugestões ou explicações. Você também deve elogiar seus esforços, conquistas ou melhorias e incentivá-los a continuar tentando, aprendendo e se divertindo.



  • Adaptação aos desafios e oportunidades: Você deve se adaptar aos desafios e oportunidades que possam surgir durante o jogo escolar, como problemas técnicos, dificuldades dos alunos ou eventos inesperados. Você deve ser flexível e criativo ao encontrar soluções ou alternativas e usar essas situações como oportunidades de aprendizado para você e seus alunos.



Refletindo sobre o jogo da escola




O quarto passo é refletir sobre a experiência do jogo escolar com seus alunos. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:


  • Debriefing com alunos e colegas: Você deve fazer o briefing com seus alunos e colegas após a sessão de jogo da escola, discutindo o que aconteceu, o que aprenderam, o que gostaram ou não gostaram. Você também deve solicitar seus comentários e sugestões sobre como melhorar o jogo escolar ou a sessão de jogo.



  • Avaliação dos resultados de aprendizagem e satisfação do aluno: Você deve avaliar os resultados de aprendizagem e satisfação de seus alunos após a sessão de jogo escolar, usando vários métodos de avaliação, como questionários, testes, pesquisas, entrevistas ou portfólios. Você também deve comparar os resultados com suas metas e expectativas iniciais e comemorar as conquistas e o progresso de seus alunos.



  • Identificando pontos fortes e fracos do jogo escolar: Você deve identificar os pontos fortes e fracos do jogo escolar após a sessão de jogo escolar, revisando os critérios que você usou para selecionar o jogo escolar, como alinhamento, adequação, engajamento, feedback e diversidade. Você também deve considerar os benefícios e desafios que encontrou ao usar o jogo escolar, como motivação, atenção, resolução de problemas, aprendizado social e emocional, questões técnicas, barreiras de acessibilidade, preocupações éticas e dificuldades de avaliação.



  • Planejamento para melhoria futura: Você deve planejar melhorias futuras após a sessão de jogo escolar, estabelecendo novas metas e expectativas, escolhendo jogos escolares novos ou diferentes, modificando ou adaptando o jogo escolar existente ou a sessão de jogo ou buscando mais recursos ou suporte.



Exemplos de jogos escolares




Para lhe dar alguma inspiração e ideias, aqui estão alguns exemplos de jogos escolares populares ou inovadores que podem ser usados em diferentes disciplinas. Estes não são os únicos jogos escolares que existem, mas são alguns dos que provaram ser eficazes e envolventes para alunos e professores.


matemática prodígio




Prodigy Math é um RPG online que ajuda os alunos a dominar as habilidades matemáticas da 1ª à 8ª série por meio de missões e batalhas envolventes. Os alunos podem criar seus próprios avatares, explorar um mundo de fantasia, coletar recompensas e competir com outros jogadores. Os professores podem atribuir tópicos de matemática, acompanhar o progresso do aluno e diferenciar a instrução. O Prodigy Math está alinhado com os Common Core State Standards e abrange tópicos como senso numérico, operações, frações, decimais, geometria, álgebra e muito mais.


Edição Educacional do Minecraft




O Minecraft Education Edition é um videogame sandbox que permite aos alunos criar e explorar mundos virtuais enquanto aprendem sobre ciência e tecnologia tecnologia, engenharia, arte e matemática (STEAM), bem como história, geografia, cultura e questões sociais. Os alunos podem construir estruturas, projetar máquinas, realizar experimentos, criar arte e colaborar com outros jogadores. Os professores podem usar lições prontas, criar suas próprias lições ou ingressar em uma comunidade global de educadores. O Minecraft Education Edition é baseado no popular jogo Minecraft, mas com recursos e ferramentas adicionais para educação.


Carrasco




Hangman é um jogo de palavras clássico que pode ser jogado na sala de aula ou online para praticar ortografia, vocabulário e gramática.O jogo envolve um jogador pensando em uma palavra e o(s) outro(s) jogador(es) tentando adivinhá-la sugerindo letras. Para cada letra errada, uma parte da figura do carrasco é desenhada. O jogo termina quando a palavra é adivinhada ou a figura do carrasco é concluída. Hangman pode ser usado para qualquer idioma ou área de estudo e pode ser adaptado para diferentes níveis e tópicos.


Quatro cantos




Four Corners é um divertido jogo de movimento que pode ser jogado em sala de aula para revisar qualquer tópico ou conceito, fazendo com que os alunos escolham um dos quatro cantos com base em uma pergunta ou afirmação. O jogo envolve o professor rotulando os quatro cantos da sala com diferentes opções, como verdadeiro/falso, sim/não, A/B/C/D ou categorias. O professor então faz uma pergunta ou faz uma afirmação relacionada ao tema ou conceito, e os alunos se movem para o canto que corresponde à sua resposta ou opinião. O professor então revela a resposta correta ou discute as diferentes opiniões. O Four Corners pode ser usado para qualquer área de assunto ou nível de série e pode ser modificado para atender a diferentes objetivos e preferências de aprendizado.


Conclusão




Os jogos escolares são jogos educativos que visam ajudar os alunos a aprender sobre determinados assuntos, expandir conceitos reforçar o desenvolvimento, entender um evento histórico ou cultura ou ajudá-los a aprender uma habilidade enquanto jogam. Os jogos escolares podem oferecer muitos benefícios para alunos e professores, como aumentar a motivação, melhorar a atenção, desenvolver habilidades de resolução de problemas e promover o aprendizado social e emocional. No entanto, os jogos escolares também apresentam alguns desafios ou desvantagens, como questões técnicas, barreiras de acessibilidade, preocupações éticas e dificuldades de avaliação. Portanto, é importante escolher o jogo escolar certo, preparar-se para a sessão do jogo escolar, jogar o jogo escolar de forma eficaz e refletir sobre a experiência do jogo escolar.Existem muitos exemplos de jogos escolares que podem ser usados em diferentes áreas, como Prodigy Math, Minecraft Education Edition, Hangman e Four Corners. Os jogos escolares podem ser uma maneira poderosa e agradável de tornar o aprendizado mais divertido e envolvente para seus alunos.


perguntas frequentes




Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre jogos escolares:


  • P: Qual é a diferença entre um jogo escolar e uma gamificação?



  • R: Um jogo escolar é um tipo de jogo educacional projetado para fins educacionais, enquanto a gamificação é o uso de elementos ou mecânicas de jogos em contextos não relacionados a jogos, como educação. Por exemplo, um jogo escolar é um jogo que ensina habilidades matemáticas, enquanto a gamificação adiciona pontos, insígnias ou tabelas de classificação a uma aula de matemática.



  • P: Como posso encontrar ou criar jogos escolares para meus alunos?



  • R: Existem muitas plataformas e recursos online que oferecem jogos escolares prontos ou personalizáveis para diferentes áreas de estudo e séries. Alguns exemplos são Kahoot!, Quizizz, Quizlet, Classcraft e Breakout EDU. Você também pode criar seus próprios jogos escolares usando ferramentas como Scratch, GameMaker Studio, Unity ou Google Slides.



  • P: Como posso avaliar os resultados de aprendizagem e a satisfação dos meus alunos com os jogos escolares?



  • R: Você pode usar vários métodos de avaliação para medir os resultados de aprendizagem de seus alunos e a satisfação com os jogos escolares, como questionários, testes, pesquisas, entrevistas ou portfólios. Você também pode usar dados do próprio jogo da escola, como pontuações, níveis, conquistas ou erros. Você também pode observar e perguntar a seus alunos sobre seus sentimentos, opiniões ou experiências ao jogar o jogo escolar.



  • P: Como posso tornar os jogos escolares mais acessíveis e inclusivos para meus alunos?



  • R: Você pode tornar os jogos escolares mais acessíveis e inclusivos para seus alunos escolhendo ou criando jogos escolares que tenham recursos ou opções que atendam às diferentes necessidades ou preferências de seus alunos, como legendas, legendas, descrições de áudio, métodos de entrada alternativos, níveis de dificuldade ajustáveis, feedback adaptável ou caminhos de aprendizado personalizados. Você também pode fornecer ou providenciar materiais ou equipamentos adicionais que possam ajudar seus alunos a acessar ou jogar o jogo escolar, como fones de ouvido, alto-falantes, lupas ou dispositivos auxiliares.



  • P: Como posso integrar os jogos escolares com outros métodos ou atividades de ensino?



  • R: Você pode integrar os jogos escolares com outros métodos ou atividades de ensino usando-os como um complemento ou suplemento ao seu currículo ou plano de aula existente. Você pode usar os jogos escolares como aquecimento, revisão, prática, avaliação ou atividade de extensão. Você também pode usar jogos escolares como forma de apresentar, ilustrar ou reforçar um tópico ou conceito. Você também pode usar jogos escolares como base para discussões, reflexões ou explorações adicionais.



0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All
!
Widget Didn’t Load
Check your internet and refresh this page.
If that doesn’t work, contact us.
bottom of page